17 de fev. de 2013

É dura a vida do artista


É dura a vida do artista.

Eu estava em angra, velejando e curtindo a paisagem, o passeio. Lugar lindo e maravilhoso, e a todo instante me vinha a música da Legião, Angra dos Reis, e eu pensava, como ele pôde estar numa deprê num lugar desses? Eu sei que ele tinha motivos de sobra, mas o lugar não merecia aquela trilha sonora. Falo da Legião com certa propriedade, pois escuto desde os dez, mais ou menos.

E se pensar bem, realmente é dura a vida do artista. No caso do Renato, ele nem podia se esconder no meio da multidão, sozinho entre passantes no passeio, enquanto pensa em sua vida.

Conversando com meu amigo PH, lá de Foz, nós sempre falávamos, o pior deve ser você ser artista e não andar mais nas ruas, ser vigiados ao ponto de não sair na rua, deve ser a pior coisa do mundo ser um artista que não anda na rua, não poder sentar com os amigos em frente de casa sem que haja uma fotografia, gente interrompendo. A gente falava, veja o Paul, o cara não pode sair de casa, ir à banca, passar no banco, comprar um café na padaria, vagar por aí.

Nós éramos inocentes. Artistas inocentes. Artistas inocentes tornam ainda mais dura a vida do artista.

Os artistas da internet provam como a vida é dura. É uma piada nova a cada minuto, uma frase nova, uma motivação, uma luz, enfim, algo para as pessoas na velocidade dos feeds de notícia. A piada aparece antes mesmo das pessoas entenderem o motivo da piada. O pensamento voa.

As frases sobre amor parecem definitivas, objeto de horas de reflexão em estado vegetativo, degustando o fluir dos precedentes da frase, o que gera cada palavra até formar o sentido da frase.

Acompanho também os desenhistas, e esses também são demais. Eu adoro quadrinhos e sempre que possível está um quadrinho à minha frente, pronto. São tantos desenhistas bons, tantos trabalhos bonitos, e é a mesma coisa, antes das piadas serem compreendidas aparece uma charge. Brilhantes, antenados, e o melhor de tudo, são lidos por um sem fim de leitores.

E pode apostar, não é fácil para eles. É dura a vida do artista.

Tem-se a imagem de artista a pessoa extravagante, que chama a atenção das pessoas, que gosta disso. E tem-se os artistas reclusos, que não aparecem, que não gostam de aparecer. Depois de pensar muito sobre isso eu coloquei na balança os pensamentos; assim: de um lado a pessoa que gosta de aparecer – e se chega ao ponto de não poder andar na rua, tamanho reconhecimento; e do outro lado, o invisível, que não aparece de forma alguma.

E chegaremos à seguinte ideia: vamos balancear até chegar ao equilíbrio. Foi isso que você pensou, também?

Talvez tão importante quanto o equilíbrio seja a coerência.

E aí estamos na encruzilhada, como na lenda do blues, ou na terceira margem do rio, “cê vai, ocê fique, você nunca volte”, do Guimarães Rosa. E então o artista faz sua escolha de vida. De vida dura de artista.

Sejam artistas mega-pop-ultra famosos, artistas reconhecidos, artistas esquecidos, artistas difamados, artistas bons, artistas de rua, artistas independentes, artistas invisíveis, uma coisa é verdade: é dura a vida do artista.

E é mesmo.

4 comentários:

tonholiveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tonholiveira disse...



É DURO ganhar R$ 650.000,00 pra inaugurar hospital? Não!
Manutenção de "jatinho" e equipe custa caro, tá pela hora da morte.
...

Cantar é tão estafante que TEm-LÓ que diz...

No$$a, nossa
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego...♪

...

Tem desenhista que ganha 'RIO's de dinheiro com belas 'ararinhas azuis',
tem desenhistas fazendo HQ em p&b e que poucos querem ver/ler.

Tem eu que desenho e posto na bosta do FACEBOOK e não ganho um puto!

"Tem cantor mudo, "escritor maneta", leitor cego e público surdo!"
...

Todos artistas... é DURO!
E eu um pseudo artista... um DURO!
"Põe uma moeda na caixinha, por favor, obrigado!"


Abraço-tchê!
:o)

Tânia Mara disse...

"Ai...como é triste...
Essa nossa vida de artista...!
Depois que eu vim para São Paulo,
perder Maria Helena pro dentista...!"

Já cantarolava,nos anos 80,se não me engano,Ednardo.
Um abraço!

Unknown disse...

Tonho, você é um artista nota dez!
abraço
__

Tânia, realmente é dura a vida do artista...
um beijo

__

E você aí, o que acha da vida do artista?

um beijo e um abraço

A Mina do Cara te ama!