31 de mai. de 2011

99 anos de vovó Memé

Hoje, 31/05, minha avó completa 99 anos. É difícil escrever sobre ela e sua idade, sobre ela e sua família, sobre ela e eu. Nós mudamos de BH para o Paraná em 1989 e deixamos para trás toda família. Isso quer dizer que desde os 6 anos eu não tive contato direto com vó e vô. Mesmo assim tenho ótimas lembranças.

Minha vó sempre conta a história das balas pelo portão. Nessa época eu tinha uns 5 anos, e toda vez que minhas avós iam nos visitar, elas levavam balas para nós – eu e meu irmão. E ao ouvir a campainha, nós falávamos: vó, joga a sacola de balas que eu vou abrir o portão. Ela conta isso rindo que é uma beleza!


Os 18 anos que moramos fora foi de teste de despedida. Toda vez que vínhamos para o Natal, na hora de ir embora, ela e meu falecido avô diziam: é a última vez que vamos nos ver. Isso era de matar! Já pensou, na hora mais triste, da despedida, eles falavam isso. E olha que nós passávamos dois dias na estrada. Acredito que vem daí minha péssima qualidade para despedidas. (Sempre penso a despedida como um adeus.)

Hoje, que voltamos a morar perto, minha vó vem passar o fim de semana conosco aqui em casa. É uma alegria vê-la acordar de bom humor, sempre rindo e fazendo piadas. É um amor de pessoa!

Ela mora sozinha, tem um cachorrinho, e alguns filhos dormem com ela durante a semana – inclusive minha mãe. E vou contar um segredo pra vocês: ela fica brava quando vai ao médico e ouve que não tem nada; acha um absurdo ouvir do médico que está bem de saúde. Vê se pode...

Vou poupar as lágrimas e as emoções. Fiquemos por aqui. Feliz aniversário para a vovó Memé!

11 comentários:

O Neto do Herculano disse...

Quisera eu
poder comemorar
com a minha
também.

Flor de Lótus disse...

Mas meu caro me diga alguém que goste de despedidas?Eu sinceramente não conheço ninguém que goste,elas são sempre dolorosas,mas elas fazem parte da vida.Mas tá forte essa vó hein!Não tem nenhuma doeça que cosia boa que Deus dÊ a ela muita saúde e alegrias.
Beijosss

Alline disse...

Legal quando a gente pode conhecer alguém pelo que contam. Gostei da dona Memé! Alegria de viver não depende de idade e atrai mais alegria e mais saúde.

Muito de tudo que é bom pra tua vovó Memê, tá?

Beeeeeeijo

2edoissao5 disse...

que linda!
minha avó tambem ficava irada quando ouvia isso de medico, da gente…rs
que vida bem vivida viu! saude!

Valéria lima disse...

99 anos, com boa saúde e ainda mora sozinha. Parabéns!
Eu também tenho a minha vozinha, com 86 anos tem um horta, planta, colhe e vende na feira, tenho maior orgulho dela. Acho que isso é coisa de mineiros, minha avó é de Minas Gerais também.

BeijooO*

Patrícia Castro disse...

Nossa, quanta sensibilidade em vc! Parabéns! Eu não disse que vc era um bom moço! Sério, que bom que sua vó te tem como neto. Parabéns para ela tb. Abração

Unknown disse...

Valeu demais galera! É ótimo poder escrever assim da minha avó. Agora em junho minha outra vó completa 89 anos. Pelo visto "vocês vão ter que me engolir muitos anos..."

beijos e abraços e até o próximo!

A Mina do Cara ama cada um de vocês, meus leitores!

Vanessa disse...

ela é linda........
e o neto também.......

Hotel Crônica disse...

Parabéns vovó!!!
Em primeiro lugar, que família pirada você construiu hein? Este já é um primeiro motivo de felicitações

Felicidades e outros século de muita saúde para você!

Flor de Lótus disse...

Oi!Espero que se eu chegar lá ou perto que seja assim ocm saúde, se não que me levem antes...Bem que a gente poderia escolher né?
Beijosss

Unknown disse...

Vanessa, valeu!
beijo na sua boca então...

__

Hotel, valeu!
abraço

__

Flor, é verdade, bem que poderíamos chegar lá...
beijo

__

E pra você que leu e quis dar os parabéns pra vovó Memé mas não deu, um beijo e um abraço do cara por trás da Mina do Cara!